Está precisando de dicas para comprar o anel solitário perfeito? Pode deixar que a Web Joias te ajuda!
Existe toda uma tradição por trás do uso deste acessório, que teria surgido há séculos na Europa. Com o passar dos anos, ele continuou sendo usado, principalmente para pedidos de casamento, como símbolo da união e do amor entre os casais.
Contudo, atualmente novos modelos surgiram, e a joia também se tornou um presente especial para outras datas comemorativas.
Neste artigo, então, você vai entender como surgiu a tradição do anel solitário e conhecer lindos modelos do acessório, para acertar em cheio na escolha. Confira!
Primeiramente, existem duas histórias conhecidas a respeito da origem do anel solitário, ambas do século XV.
A primeira revela que, no ano de 1423, Sir. William Hankford - que era, na época, o Chefe de Justiça da Inglaterra e do País de Gales - resolveu presentear a neta em seu batismo.
Sendo assim, o lorde inglês teria pedido a um famoso ourives da região para que confeccionasse um anel com aro simples, mas com uma linda e solitária pedra preciosa ao centro, dando origem à tradição.
A segunda história é parecida, só que mais romântica. Em 1477, o arquiduque da Áustria, Maximiliano I, queria oficializar a união com a sua então noiva, Maria de Borgonha. Para isso, deu a ela de presente um anel de ouro, com um único e grande diamante no meio.
Maximiliano teria colocado a joia no dedo anelar da mão esquerda de sua amada, local onde se acreditava existir a Vena Amoris - falamos sobre ela no nosso artigo sobre alianças.
E aí, de qual relato você gostou mais? O fato é que os séculos se passaram, mas os anéis solitários continuam na moda e são presentes cheios de significado!
A princípio, usar anel solitário é uma tradição bastante característica das culturas européia e norte-americana. Porém, no Brasil, esse costume vem ganhando cada vez mais força, simbolizando o amor e a preparação para o passo mais importante da vida do casal: o casamento.
O anel solitário é o modelo mais comum de anel de noivado. De acordo com a tradição, o homem, quando quiser pedir a companheira em casamento, deverá fazer o pedido com ele. Caso ela aceite, a peça é colocada no dedo anelar da mão esquerda e ali permanecerá, pelo menos até o dia do casamento.
Dessa maneira, durante a troca de alianças, a mulher poderá continuar usando o anel de noivado junto à aliança na mão esquerda ou, se preferir, passá-lo para o anelar da mão direita.
Se o casal quiser seguir a tradição à risca, apenas a noiva deverá usar o anel solitário. Já o homem usará somente o anel de compromisso (ou aliança de namoro), caso tenha, na mão direita e, depois do casamento, a aliança na mão esquerda.
Porém, por ser um momento único na vida dos dois, nada impede que ambos usem o anel de noivado, se assim desejarem.
Aqui na Web Joias, temos várias opções de anéis para pedido de casamento: anel solitário de ouro amarelo, de ouro branco, com diamante, e muito mais! Dê uma olhadinha nestes lindos modelos:

Hoje em dia, o solitário ganhou novas variações e novos significados também. Por exemplo, é comum dá-lo de presente para uma formanda - como anel de formatura - ou para uma jovem que esteja completando os 15 anos de idade, celebrando dias igualmente inesquecíveis.

Além disso, embora o modelo com uma única pedra de diamante branco ao centro seja o mais tradicional e cobiçado, já existem anéis com outras gemas (como a zircônia) e cores variadas. Veja alguns exemplos de anéis de formatura:
O anel solitário é mais do que um simples acessório, é uma tradição que atravessou os séculos e que carrega muitos significados.
Antes usado principalmente para pedidos de casamento na Europa, o item caiu no gosto das brasileiras, ganhou novos modelos e passou a ser dado até como presente de formatura.
Quer ver todos os lindos modelos de anéis solitários que temos aqui na Web Joias? É só clicar aqui e ir direto para o site!